sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Alcóolicos Anônimos um desafio à sobriedade

Irmandade ajuda na recuperação de homens e mulheres por meio de mandamentos e experiências contadas pelos integrantes nas reuniões 

Por Camila Santos e Nathalia Franco


O grupo Alcoólicos Anônimos buscam dar forças aos dependentes do alcoolismo, através de reuniões em que compartilham suas experiências, dificuldades e desafios vencidos em busca do bem-estar de seus participantes. O AA, como é conhecido, foi desenvolvido no ano de 1945, um membro viajante norte americano, de nome Bob Valentine, amigo de Bill W, de passagem pelo Rio de Janeiro, então capital nacional, conhece uma pessoa também americana (não está totalmente definido se era homem ou mulher), com o nome de Lynn Goodale. Após conversar com Bob Valentine, Lynn encontra a sobriedade.

A Fundação do Alcoólicos era a responsável direta pela correspondência de Alcoólicos Anônimos com a sociedade e o elo de ligação entre seus membros. Portanto, Bob Valentine, de volta aos EUA, em visita à Fundação, passa-lhe o endereço de Lynn, como possível contato no Brasil. Prontamente, a secretária da Fundação do Alcoólico escreve-lhe uma carta na qual solicita a confirmação do contato brasileiro, dizendo-se feliz por poder assinalar um ponto na cidade do Rio de Janeiro em seu mapa de contatos no exterior.

Ao receber essa correspondência, Lynn responde afirmativamente sobre incluir-se como contato de A.A. no Rio de Janeiro e informa que sua estada no Brasil seria por pouco tempo. Solicita também algum material, como memorandos e boletins informativos, por exemplo.

A dependência do indivíduo pelo álcool é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde o desejo incontrolável de ingerir e consumir bebidas alcoólicas pode prejudicar a saúde resultando em doenças graves e irreversíveis, além de destruir uma vida, uma família ou um lar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existe cerca de quatro milhões de pessoas alcoólatras no Brasil, e de 4 em cada 10 não bebem, nesse grupo se encontra jovens, adolescentes, adultos, homens e mulheres.

O combate à doença é realizado através de tratamentos de recuperação um dos, e o que mais tem ajudado para quem já sofreu ou sofre com a doença do alcoolismo é o grupo ou irmandade com caráter de solidariedade que envolve tanto mulheres como homens, que se reúnem para compartilhar suas historias e vivências por meio de reuniões, com que promovem conversas que ajuda na recuperação do indivíduo e o grupo, com pessoas que estão em busca do mesmo objetivo a sobriedade e a saúde plena.

.Para entrar para o grupo dos Alcoólatras Anônimos ou AA o único requisito é de parar de beber, o anonimato do membro é garantido e para se tornar membro não é preciso pagar mensalidades e nem taxa, o grupo sobrevive com suas próprias contribuições, não está vinculado a nenhuma religião ou partido político e nenhuma organização. Atualmente são existentes 116 mil grupos e mais de dois milhões de membros em 180 países, no Brasil tem cerca de seis mil grupos.   

 De acordo um dos participantes de uma unidade do AA, localizada em Barueri, que preferiu não se identificar, afirma que o estado de limpeza não altera em nada o seu humor e há  11 anos e sete meses está sóbrio. Além disso, ele pontua que a convivência com outras pessoas que estão na mesma situação auxilia na recuperação, já que não há sensação de isolamento.


Sala onde ocorre as reuniões do grupo (Créditos: Nathalia Franco)
    Sobre a sua entrada no AA, o indivíduo contou que foi levado por uma amiga ao local. Ela o aconselhou a buscar ajuda para o problema por meio da mensagem compartilhada nas reuniões. Ele tomou coragem e deu o primeiro passo em busca de sua nova vida. Mesmo sem a dependência da bebida, o entrevistado afirma que permanecer no grupo e frequenta-lo diariamente mantém o processo de amadurecimento. Os membros permanecem em contato através das redes sociais para que estejam cientes das necessidades de cada um.



Serviço


  • Local: Alcoólicos Anônimos Grupo Só Por Hoje 
  • Endereço: Rua Campos Sales 639 2° Andar - Sala 05 - Centro
  • CEP: 06420-390 Barueri - SP
  • Dia: 26/09/2014 Reunião: 19h30min às 21h30min
  • Telefone: 3315-0040
  • Email: gruposoporhojeaa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário